Cadernos de capa simples empilhados sobre uma mesa de madeira, com um lápis ao lado e luz de janela entrando de lado
Petisco Cultural
09/10/2026 3 min de leitura

Quarto de Despejo: o diário de Carolina Maria de Jesus que o Brasil não esqueceu

Como um diário escrito por uma catadora de papel da favela do Canindé virou livro em 1960 e por que ele ainda vale a leitura.

Publicidade

Em agosto de 1960, um diário escrito numa favela de São Paulo chegou às livrarias e mostrou ao país uma voz que raramente aparecia nos livros. Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus, segue sendo uma das leituras mais diretas sobre fome, desigualdade e o desejo de escrever.

Quem era a autora

Carolina Maria de Jesus (1914-1977) era catadora de papel e vivia na favela do Canindé, na zona norte de São Paulo, onde criava os três filhos. Estudou apenas os primeiros anos do ensino primário, mas mantinha o hábito de escrever em cadernos, muitos deles encontrados no lixo. Quando o jornalista Audálio Dantas a conheceu, em 1958, ela guardava mais de vinte cadernos.

Como o diário virou livro

Dantas se concentrou em um dos diários, iniciado em 1955, e organizou trechos dele para publicação. O livro saiu pela Livraria Francisco Alves e cobre o cotidiano da autora entre 1955 e 1960.

O título é uma imagem forte: para Carolina, a favela era o quarto de despejo da cidade, o cômodo onde se deixa aquilo que não se quer mostrar às visitas. A metáfora aparece em outros textos dela e dá nome ao livro.

O que o torna especial

O diário não tem pressa em embelezar. A linguagem é simples e contundente, e o centro do relato é a rotina: a conta feita dia após dia entre o que ela ganhava vendendo o material que recolhia e o que precisava para alimentar a família. A fome atravessa as páginas como assunto e como medida do tempo.

O livro foi um sucesso de vendas e, segundo a Câmara Municipal de São Paulo, foi traduzido para 13 idiomas. Em 1961, Carolina lançou Casa de Alvenaria, com anotações do período em que já vivia fora da favela. Depois de sua morte, saíram obras póstumas, como Diário de Bitita.

Vale a leitura hoje?

É uma leitura curta no formato, mas pesada no conteúdo. Ela funciona como documento histórico do Brasil do fim dos anos 1950 e, ao mesmo tempo, como literatura de quem escreveu para não desaparecer.

Esta é uma indicação da casa, não um veredito: se você só lê um livro de diário na vida, este é um bom candidato. Que leitura brasileira mudou a forma como você enxerga a sua própria cidade?

Publicidade

Fontes

Leia também

Ver tudo →

Compartilhe

Envie esta leitura para alguém.

WhatsApp