Pular para o conteúdo
P petisquinho
Ilustração de um celular com a tela de áudio de quatro minutos aberta sobre uma mesa, em tons quentes e terrosos.
A Saideira
17/10/2026 2 min de leitura

O áudio de quatro minutos

A gente adia o áudio de quatro minutos, mas ele diz muito sobre afeto, tempo e a dificuldade de escutar quem gosta da gente.

Por Fabio AlmeidaEditor

O áudio de quatro minutos chegou às 22h17. Vi a notificação, vi a duração, e decidi que ouviria depois. Não porque fosse tarde. Não porque eu estivesse ocupado. Mas porque quatro minutos é tempo demais para uma mensagem de voz, e a gente aprendeu a desconfiar de quem ocupa tanto espaço assim.

Só que aquele áudio não era sobre ocupar espaço. Era sobre uma amiga que queria contar uma coisa. E o “depois eu ouço” virou três dias. Quando finalmente apertei o play, ela falava sobre o cachorro do vizinho, sobre uma receita que deu errado, sobre o medo de pedir demissão. Quatro minutos de vida. Nada urgente, nada dramático — apenas a vontade de dividir o dia com alguém.

O que a gente perde no “depois eu ouço”

O áudio longo é uma forma de presença. Quem grava quatro minutos não está passando informação: está entregando tempo. A voz carrega o cansaço, a hesitação, o riso no meio da frase. É uma coisa que o texto não faz. E a gente, do outro lado, recebe essa entrega com um “depois eu ouço”, como se a vida do outro pudesse esperar na fila junto com os boletos e as promoções de loja.

A verdade é que a gente adia o que não cabe na pressa. E o afeto, quase sempre, não cabe.

A voz como presença

Quando a gente finalmente ouve, acontece uma coisa estranha. O tempo do áudio não é o tempo da leitura. A gente não pode acelerar. Não pode pular. A voz do outro dita o ritmo. E isso, que parece uma limitação, é justamente o que faz o áudio ser diferente: ele obriga a gente a escutar no tempo de quem fala.

Meu avô dizia que conversa boa é aquela em que a gente não olha o relógio. O áudio de quatro minutos é o relógio que a gente não pode olhar, e talvez seja por isso que assusta. A gente se acostumou a consumir o outro em pedaços: stories de quinze segundos, mensagens de duas linhas, áudios de trinta segundos. Quatro minutos é quase uma eternidade.

Só que a amiga que mandou o áudio não estava pedindo muito. Estava pedindo o que todo mundo pede: um pouco de tempo. E eu dei, três dias depois, com atraso, mas dei.

Talvez o áudio de quatro minutos seja uma medida do que a gente ainda consegue suportar de intimidade. Ou do que a gente gostaria de receber de volta. Quando foi a última vez que você gravou algo longo para alguém? E quando foi a última vez que ouviu até o fim?

Leia também

Ver tudo →
Mesa de bar ao fim da tarde com copos quase vazios, um prato com restos de petisco e a luz dourada entrando pela lateral

A Saideira

A conversa que sobra depois da conta

Uma crônica sobre aquele momento em que a mesa já está paga, o garçom já passou e ninguém quer levantar.

10/10/2026 • 2 min de leitura

Compartilhe

Envie esta leitura para alguém.

WhatsApp